Após o boom dos Foodtrucks, a nova onda são os Fashiontrucks

Written by Negócios

Depois da onda de sucesso dos food trucks, veículos adaptados para comercializar alimentos nas ruas, chegou agora a vez dos fashion trucks (lojas móveis de roupas e acessórios) buscarem seu lugar no mercado. Eles não precisam necessariamente ser caminhões, também podem ser vans, kombis, trailers e até mesmo bicicletas abastecidos com as tendências do mundo da moda.

Victor Hugo Ferreira foi um dos que resolveram apostar na ideia e vem se dando bem no mercado paulista. Sua loja móvel, a Dolce & Faceira Acessórios, tem como foco o público consumidor de moda feminina. O fashion truck trabalha com peças de produção própria, do interior de São Paulo e também do Sul do País.

O empresário explica que, a princípio, chegou a abrir uma loja física no modelo convencional em Juquitiba (SP), porém o baixo fluxo de pessoas e queda nas vendas o levaram a abrir uma loja móvel. “Começamos a pesquisar e vimos que havia algumas lojas móveis de vestuário e bolsas femininas, daí evoluímos a ideia e decidimos fazer uma loja mais sofisticada, que chegasse o mais próximo possível de uma loja física, com todo conforto, elegância, e charme que encontramos em tais pontos fixos”, explica.

Mais novo no mercado, mas não menos atuante é o Achado Trailer, inaugurado em outubro de 2014 pela estilista Camila Machado. A primeira coleção lançada foi um garimpo feito na Europa, em cidades como Londres e Berlim. Hoje o trailer já conta com uma coleção completamente autoral. “Tivemos a ideia observando o movimento de trailers de moda nos Estados Unidos e o crescente mercado de food trucks no Brasil”, explica Camila, que aposta no design urbano de sua coleção.

Para o sucesso do negócio, no entanto, não basta apenas comprar um veículo e sair pelas ruas comercializando os produtos. É necessário um plano de negócios e um estudo de mercado para determinar qual nicho será escolhido pelo empreendedor. “É preciso também analisar a viabilidade técnica do empreendimento, além de conhecimento em moda. Assim será possível contar com bons fornecedores para sempre ter novidades, um pressuposto importante para este negócio”, explica o consultor do Sebrae-SP Fábio de Azevedo.

Estar (e empreender) na moda significa também usar o principal meio de comunicação contemporâneo para impulsionar os negócios. As mídias sociais são fundamentais para fazer o marketing dos fashion trucks, tanto o Facebook quanto o Instagram, além dos sites próprios. “Postamos diariamente o local onde iremos fazer a nossa parada. Estamos até mesmo nos organizando para iniciar nossas vendas via redes sociais em breve”, revela Ferreira.

Fonte: PEGN

 

Last modified: September 28, 2017

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